segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tópicos importantes da Avaliação dos planos de governo dos candidatos a prefeito do município de Piúma/ES - Parte 1

Praia de Piúma

Como se chora virtualmente? sniff, sniff???



Algumas pessoas não tem paciência ou tempo para ler uma avaliação com mais de 5 páginas, eu entendo, por isso decidi fazer alguns posts com dados que considero importantes para o pessoal ter conhecimento. Espero que o Sr. Cristiano Bodart perdoe minha ousadia.

A cada post farei um semi resumo de cada candidato. 

Não posso me abster de comentários, por isso colocarei minhas observações em cor diferente, tudo o que não for parte da Avaliação original do Sr. Bodart, estará em azul:

Boa leitura pessoa!

(Antes de continuar devo esclarecer para quem leu o Plano de Governo, que fiquei com uma pequena dúvida, talvez alguém possa me esclarecer: O nome do candidato é André Laiber ou André Layber? Porque se é Layber com Y a pessoa que elaborou o Plano de Governo não sabe sequer escrever o nome dele - e por favor, não me venham com desculpas de erro de digitação, pois é para isso que existe aquele ícone com ABC no Microsoft Word. rsrsrsrs)

CANDIDATO ANDRÉ LAYBER
OBJETIVO DA AVALIAÇÃO:
i)             identificar os grupos envolvidos;
ii)           averigar se existe a preocupação de manter uma transparência em suas práticas
1) APRESENTAÇÃO DE COMO FOI PRODUZIDO O DOCUMENTO
Na Proposta do Candidato André Layber não há nenhum indicativo de como o documento foi produzido, ficando obscuro quais grupos ou pessoas estiveram incluídos nesse processo.

2) DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

André Layber, ao tratar da temática Democracia e transparência na Gestão Pública, assim a descreve:

Em Piúma, a gestão pública é cada vez mais compartilhada com a população, com base num modelo de participação democrática que leva em conta os anseios e as reinvindicações das comunidades. Para o novo período de Governo, André Layber vai consolidar o Orçamento Participativo, criar os conselho de bairro, e o Conselho Municipal de Orçamento Participativo (LAYBER, 2012, p. 9).

Comentário do autor:

André apresenta dois momentos: 
i) situação atual; 
ii) pretensão pós eleito.

Não posso concordar que a gestão pública tem sido cada vez mais compartilhada com a população. Canais de participação social inexistem.
Todas as decisões são tomadas sem consulta popular, centrando-se no poder executivo que não possui junto a Câmara dos Vereadores resistência significativa.

Quanto a segunda parte, pós eleito (se assim for), é uma proposta promissora.
Mas se tiver em mente que o que temos hoje é uma gestão compartilhada e “que leva em canta os anseios e as reivindicações das comunidades” (p.9) será difícil consolidar qualquer prática democrática.

A fim de apresentar como será sua gestão democrática descreve algumas práticas pontuais:
  •   Criar os Conselhos de Bairros;
  •   Criar o Conselho Municipal de Orçamento Participativo;
  •   Consolidar o Orçamento Participativo, formando e capacitando seus Delegados;
  • Criar a casa da cidadania para abrigar os conselhos da cidade;
  • Criar a central de atendimento ao cidadão com representação dos diversos órgãos;
  • Criar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, integrando as politicas de transportes e Acessibilidade;
  • Fortalecer a atuação dos Conselhos de Gestão compartilhada,
  • Gestores dos Equipamentos Públicos e Centro de Inclusão Digital.


Louvo a intenção de criar instituições democráticas preocupado-se em capacitar os delegados (representantes da comunidade) e dando-lhes um espaço físico para reuniões.

Mas me estranha as expressão “Fortalecer a atuação dos Conselhos de Gestão compartilhada, Gestores dos Equipamentos Públicos e Centro de Inclusão Digital”, uma vez que não existem.

Pois é pessoal, aí está  um resumo da avaliação de dois tápicos do Plano de Governo do candidatos André Layber ou Laiber.

No próximo post vou resumir a avaliação do Plano de Governo do Município de Vitória, ooops, da candidata Fernanda Taylor.

Para quem quiser ler na íntegra, o que eu realmente aconselho que se faça:



Viva Piúma!!

Resposta do PT

Esta é a nossa Piúma?

Esta é a nossa Piúma?


Para aqueles que acompanharam meus últimos posts sobre a candidata Fernanda Taylor, aqui está a resposta do PT.
Como todos podem ver o PT é um partido que leva denúncias e reclamações a sério.


Agradeço ao Sr. José Roberto Dudé pela pronta resposta e como sempre coloco o blog à disposição para esclarecimentos e comentários por parte dos envolvidos, inclusive da Sra. Fernanda Taylo



Recebi com surpresa o e-mail de vocês e já estamos tomando as providencias quanto ao possível plagio do programa de governo de Vitoria, hoje conversei por telefone com o presidente do PT de Piúma Ricardo Nery e enviei para o município a companheira Neuza que e da direção estadual para apurar todos os fatos.
Amanhã conversarei com nossa dirigente e passo a vocês todas as informações apuradas pela mesma bem como as medidas tomadas.
No que diz respeito à coligação com o DEM, esclareço que a resolução do PT nacional estabelece que em cidades com menos de 200 mil habitantes as coligações com o DEM,PSDB e PPS  podem acontecer caso haja concordância da direção estadual, O que foi solicitado pelo município e autorizado por esta executiva estadual por unanimidade na reunião do dia 04/07/2012.
No caso de Piúma como é de conhecimento de vocês o DEM participa da coligação, mas não compões a chapa majoritária do PT, Pois a vice é do PSD (Jadilson), que inclusive durante muito tempo foi filiado ao PT.
Posso garantir que como  vocês nos preocupamos muito com as  ações de nossos (as) candidatos (as), dirigentes partidários e militantes.
Em breve mais informações.
José Roberto Dudé
Presidente do PT - ES


Pessoal, não estou aqui para julgar e muito menos condenar ninguém, quero apenas que nosso povo tenha ciência de tudo o que acontece em nosso município em um momento tão delicado, pois o município se encontra às moscas e precisamos cuidar para que isso não continue por mais 4 anos.


Viva Piúma!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

E-mail ao Partido dos Trabalhadores



Como eu disse antes, entrei em contato com o PT, Regional e Nacional, com o objetivo de conseguir um esclarecimento com relação ao Plano de Governo da candidata Fernanda Taylor.


Tenho certeza de que como eu, todos os cidadãos conscientes de Piúma aguardam ansiosamente uma resposta do partido.


Prezado Senhores José Roberto Correa do Nascimento (Presidente do Diretório Estadual do PT- ES , Carlos Henrique Árabe (Secretário Nacional de Formação do PT) e Elizangela Almeida (Secretaria de Organização Reginal - Região Sudeste), 

Sou uma moradora de Piúma - ES, cuja preocupação principal é cuidar para que nossos cidadãos compreendam a importância de uma eleição e escolham com cuidado seus candidatos.
Hoje publiquei em meu blog um relatório de avaliação, feito por um profissional gabaritado, do Plano de Governo dos atuais candidatos e esse profissional constatou um plágio por parte da candidata do PT, do Programa de Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória datado de 2005.


Documento utilizado para a elaboração (plágio) do Plano de Governo da candidata Fernanda Taylor



Por serem dois municípios completamente diferentes o Programa não se aplica aqui, mas minhas perguntas são as seguintes:
O PT apóia esse tipo de atitude? O fato de a Senhora Fernanda Taylor, candidata do PT, sequer ter se dado o trabalho de analisar as diferenças de município (um com mais de 330 mil habitantes e outro com menos de 20 mil) não depõe contra a crença do PT em criar um Plano de Governo direcionado para cada município? A coligação feita pela candidata com o DEM, também não fere o estipulado pela Comissão Executiva Nacional do PT?

Tenho um blog no qual tento mostrar aos eleitores todas as vantagens e desvantagens de cada candidato. Não tenho partido, nem preferência de partido ou candidato; apenas gostaria de poder explicar aos meus seguidores o que aconteceu com o Plano de Governo da Sra. Fernanda Taylo.

Este e-mail também estará disponível no blog, aguardando uma resposta de alguém do PT, pois acredito que este partido se preocupe com o povo, não importa o tamanho do município. O post está neste link: Piúma Amada Piúma

Cordialmente,

Uma cidadã ativa e preocupada



Avaliação dos Planos de Governo dos candidatos a prefeito do Município de Piúma - ES - Pate II

Mais uma vez o Sr. Cristiano Bodart se superou em sua avaliação dos planos de governo dos candidatos a prefeito de Piúma.

Com comentários claros e isentos, ele nos presenteia com uma avaliação limpa e ao mesmo tempo assustadora.

Como sempre para facilitar é só clicar no link: Avaliação dos Planos de Governo dos Candidatos a prefeito de Piúma

E deixo aqui um tempo para que vocês leiam e analisem.

Minha análise virá no próximo post.

Apenas para deixá-los curiosos, pretendo entrar em contato com o PT de Vitória para esclarecer os pontos questionados pelo Sr. Bodart.

Viva Piúma!

Um pouco de cultura e reflexão não faz mal a ninguém



Me enviaram estes slides e eu quis compartilhar com vocês poi fala exatamente da situação que vivemos agora.

Espero que eles façam você refletirem, como fez a mim.

É só clicar no link: Trabalho de casa
Viva Piúma

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Avaliação dos Planos de Governo dos candidatos a prefeito do Município de Piúma - ES


A avaliação está excelente, todos deveriam tirar um tempinho para ler, comentar e, principalmente, pensar a respeito.

Neutra e profissional nos faz pensar e não sei quanto a vocês, mas também me deu uma baita tristeza ao perceber que nossos candidatos parecem ter brincado de elaborar um Plano de Governo, como se acreditassem (a acho que acreditam) que Plano de Governo não interessa aos eleitores, que ninguém vai se dar o trabalho de ler mesmo...

Bem senhores candidatos, NÓS lemos e adoraríamos que nos explicassem alguns questionamentos feitos nesta avaliação.

Ao Sr. Cristiano Bodart, meu parabéns por uma avaliação tão apurada e neutra.

Em nome do povo de Piúma, agradeço sua presença no nosso ambiente político e com sua preocupação, como profissional com o bem estar de nossos cidadãos

Leia esta avaliação clicando AQUI

Viva Piúma!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Declaração de bens

 


Quem se dá o trabalho de verificar todos os dados dos candidatos no site do TSE? Mas são informações de acesso público, então qualquer pessoa com um mínimo interesse pode entrar e visualizar todas as informações.

Algumas dessas informações são extremamente úteis, como por exemplo o fato de o Sr. Jerri Bourguignon, o mesmo aparentemente usou indevidamente fundos do governo federal, ter declarado possuir 70 mil reais em bens.

Mas o que me chamou a atenção foi a estranha declaração de bens do candidato Max  Antônio Citty.

Em 2008 a declaração de bens do candidato a vereador pelo município de Piúma foi a seguinte:


Seq.
Descrição
Total
1
LOTE DE TERRAS NO BAIRRO JARDIM MAILY - PIÚMA
R$ 20.000,00
2
CINCO APTOS COM DOIS QUARTOS EM PIÚMA
R$ 1.250,00
3
UM PONTO COMERCIAL NO BAIRRO JARDIM MAILY EM PIÚMA
R$ 30.000,00
4
UM APARTAMENTO COM CINCO QUARTOS EM PIÚMA
R$ 50.000,00
5
QUATRO QUITINETES NO BAIRRO JARDIM MAILY EM PIÚMA
R$ 40.000,00
6
QUATRO LOTES NO BAIRRO PORTINHO
R$ 40.000,00
R$ 181.250,00

Patrimônio considerável, mas absolutamente em acordo com a visão que temos dele.

Já em 2010:

Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
1
3 APARTAMENTOS LOCALIZADO NA RUA MIGUEL METRI
Apartamento
45.000,00
2
SETE EM CONSTRUÇÃO NA RUA MIGUEL METRI
Apartamento
65.000,00
3
2 LOJAS COMERCIAIS RUA MIGUEL METRI
Loja
30.000,00
4
MOTO HONDA BIZ
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
6.400,00
5
FOX 1.0
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
35.700,00
Total:
182.100,00

Um acréscimo de míseros R$ 850,00 reais, parabéns Sr. André Layber, o senhor é mais econômico!!

Já este ano...

Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 24.000,00
1
DINHEIRO PROVENIENTE DA VENDA DE AUTOMÓVEL MODELO FOX NO VALOR DE R$ 26.000,00, ANO 2009, COR PRETA, PLACA MSR 4460
Dinheiro em espécie - moeda nacional
20.000,00
2
HONDA BIZ 125 ES, VERMELHA, ANO 2009, PLACA MSZ 8238 - A QUITAR
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
4.000,00
Total 24.000,00

Uma falência terrível parece ter atingido o Sr. Max Citty.

Minha pergunta: Senhor Max, poderia nos explicar como perdeu todos os seus patrimônios em tão pouco tempo?

O que esse tipo de administração diz sobre o candidato? 

Não estou aqui para acusar ou julgar ninguém, mas adoraria que o Sr. Max nos explicasse o que houve. 

O que acham?

Ainda nesse sentido, peço também uma explicação ao Sr. Aldenerval Francisco, conhecido como Denerval, que em 2008 declarou, acredito honestamente os seguintes bens:




Seq.
Descrição
Total
1
CASA RESIDENCIAL A RUA TAMBORIL,60-SENADOR CAMARA-RJ
R$ 48.578,08
2
TERRENOS 16 E 18 DO LOTEAMENTO MARAGUÁ-ES
R$ 5.551,77
3
TERRENOS 12,13,14 E 15-MARAGUÁ-ESP SANTO
R$ 38.862,47
4
TERRENO A RUA DA PRAIA,71-BARRA DO ITAPEMIRIM-MARATAÍZES-ES
R$ 15.307,50
5
TERRENO A RODOVIA JORGE FEREZ, S/N-BAIRRO APARECIDINHA-PIÚMA-ES
R$ 57.000,00
6
CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA HOSPEDARIA ANDERSON LTDA-CNPJ Nº31014012/0001-07
R$ 4.958,80
7
CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA SOL E MAR MOTEL LTDA-ME
R$ 5.000,00
8
98% DO CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA PIUMAR MOTEL LTDA ME
R$ 35.870,00
9
DINHEIRO EM PODER
R$ 15.000,00
R$ 226.128,62

E este ano não fez declaração alguma de bens.

Apelo a alguns candidatos citados aqui que nos deem algumas explicações, nem que seja apenas para matar nossa curiosidade.

Podem enviar e-mails para isachristt@gmail.com, todos os textos serão publicados na integra (mesmo que contenham erros de português).

Ah, sim, estamos providenciando um link para compartilhamento e divulgação do blog, convoco a todos que amam Piúma a participar desse movimento a favor de uma política mais limpa, clara e transparente.

Viva Piúma!

Voto Nulo e voto em branco



Hoje tive uma conversa interessante com uma pessoa, falávamos sobre a situação dos candidatos, ele deixou clara sua preferência política, que não é a minha uma vez que já disse que estou neutra e acabamos falando sobre votos nulos. 


No final da conversa ele me disse que eu deveria rever meu conceito sobre votos nulos, então deixa eu ver se consigo explicar o meu ponto de vista por aqui.


Antes quero deixar claro que não estou tentando influenciar ou sugerindo a ninguém que faça isso, quero apenas que as pessoas saibam que essa opção existe e o que ela significa.


Vamos lá:


Voto em branco

O voto em branco não é contabilizado.


Sério mesmo!


De acordo com a Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997, voto em  branco é registrados apenas como fonte de estatística. Não são computados nem para partido nem para candidato algum.


Antigamente os votos brancos, apesar de não decidirem uma eleição, eram contabilizados para o candidato com maior quantidade de votos, o que tornava sua eleição mais significativa.


Hoje isso não funciona mais, se você apertar a tecla branca da urna eletrônica, vai estar invalidando o seu voto da mesma forma.


Voto Nulo

Algumas pessoas fazem questão de anular o voto, apenas para ter certeza de que o mesmo não terá validade, talvez por não acreditar na Lei acima citada.


É um direito de cada cidadão, o governo pode nos obrigar a ir até a urna (ainda não sei como esse sistema se auto denomina democracia), mas não pode nos obrigar a votar.


Depois da implantação da urna eletrônica, muita gente ficou sem saber como anular o voto, então aqui vai a dica:


Digite 0000 e confirme.


Na verdade, se você digitar qualquer número inexistente na memória da urna (nenhum número de candidato) e confirmar, seu voto será anulado, da mesma forma que se você apertar a tecla branca.




Mas vamos a uma outra questão levantada pela pessoa com quem conversei:


Se a maioria das pessoas votarem em branco ou anularem o voto, terá outra eleição?

Ah, seria bom, não seria?


Mas, não, isso não procede.


Houve um período em que foi divulgado na internet que todos deveríamos anular o voto e que caso os votos nulos ultrapassassem os 50% nenhum candidato seria eleito e uma nova eleição seria realizada.


Isso é uma interpretação errada do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº4.737/art. 224) que diz:


"Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias."


No entanto o TSE se pronunciou a respeito no Acórdão nº 13.185/92, questionando a constitucionalidade do atigo acima citado e estabelecendo uma norma para este critério:


"O art. 77 da Constituição Federal, ao definir a maioria absoluta, trata de estabelecer critério para a proclamação do eleito, no primeiro turno das eleições majoritárias a ela sujeitas. Mas, é óbvio, não se cogita de proclamação de resultado eleitoral antes de verificada a validade das eleições."


Isso significa que se em uma população de 14 mil eleitores, 10 mil deixarem de votar, 5 mil será suficiente para eleger o mais votado.


Por "nulidade" o Código Eleitora Brasileiro não se refere a votos nulos, mas à fraude nos votos. 


Uma curiosidade:


"Em 2006, a soma do número de votos em branco e nulos para presidente, no primeiro turno, foi de quase 9 milhões de votos." 


Eu não estou aqui para influenciar ninguém, nem para dizer às pessoas o que fazer, estou aqui com a intenção de ajudar o povo a ter consciência do que estão fazendo com nossa cidade.

Não existe essa história de "menos pior" existe o bom e o ruim. 

Dizer que um político não é tão ruim quanto um outro porque ele rouba mas traz alguns benefícios para a cidade é mesmo que dizer que um traficante não é tão ruim porque ele vende apenas maconha e não crack. 

É isso o que queremos para nossa cidade? Um ladrão de galinha ao invés de um ladrão de cofres?

Eu não. 

Quero alguém que pense, respire, coma e durma PIÚMA.

Samuel Zuqui e a Falha na Lei da Ficha Limpa - 2



Certo, voltemos ao Sr. Samuel Zuqui e sua candidatura.

No último mandato esse senhor teve suas contas reprovadas e agora vem como candidato, isso não é estranho?
Pois é, um amigo meu, que é advogado me explicou o seguinte:

A Lei da Ficha Limpa diz claramente que:

7 - Rejeição de contas por irregularidades também serão consideradas ato doloso de improbidade administrativa. Por isso, a candidatura só será permitida se a decisão do Tribunal de Contas for suspensa ou anulada pela Justiça.

10 - O candidato pode pedir efeito suspensivo se tiver uma decisão colegiada da Justiça contra si. Se o recurso for negado, a candidatura será cancelada. Se isso acontecer após as eleições, o diploma será cassado.

Isso significa que o Sr. Zuqui, apesar de ser candidato, não deveria estar contando com o ovo, certo?

Errado, imagino que o governador sabia de tudo isso quando fez questão que ele viesse como candidato, o que nos deixa desconfiados.

Será que o governador sabe de algo que não sabemos? Ou será a decisão final é óbvia? 

Se a candidatura de Sr. Zuqui for cancelada, restará a ele apoiar o seu candidato à vice, Dr. Cleber do PV, que interesse o governador poderia ter nisso?

Se a apelação dele for rejeitada logo depois das eleições e ele tiver vencido, teremos novas eleições (Deus nos livre deste carma), caso isso aconteça daqui a dois anos o vice assume.

Para quem está a favor de Samuel (eu não estou entre essas pessoas) é como andar na corda bamba, para quem está do lado do Dr. Cleber, é hora de rezar, orar, fazer pensamento positivo e etc. rsrsrsrs (também não é o meu caso, só para esclarecer).

Enfim, o pessoal que elaborou essa Lei ou é muito inocente (kkkkkkk) ou tudo não passa de uma grande baboseira para enganar trouxa!

Eu não sou trouxa, então, se o cara não teve as contas aprovadas é porque algo está errado, se algo está errado... Prefiro não arriscar.

Viva Piúma!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Samuel Zuqui e a Falha na Lei da Ficha Limpa - 1



Eu avisei que falaria disso, mas antes de postar qualquer coisa que diga respeito à estranha candidatura do Sr. Samuel Zuqui, vou deixar aqui alguns pontos sobre a Lei da Ficha Limpa:




Veja dez pontos sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa:

1 - Candidatos condenados em segunda instância da Justiça por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente, corrupção, abuso de poder econômico, tráfico de drogas e racismo não poderão concorrer a cargos públicos por oito anos, ainda que possam apelar da decisão. Anteriormente, o tempo de inelegibilidade para pessoas nessa situação variava de três a oito anos.

2 -  Para ser aplicada a inelegibilidade, é necessário que a infração cause cassação do registro ou do diploma, em julgamento na Justiça Eleitoral.

3 - Condenados em órgão colegiado da Justiça por ato doloso de improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, também ficam inelegíveis.

4 - Também ficam barrados magistrados e integrantes do Ministério Público que deixem os cargos 
durante processo administrativos por infrações éticas.

5 - Essa inelegibilidade também vale para os demitidos do serviço público por conta de processo administrativo e para os condenados por órgão profissional, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou o Conselho Federal de Medicina (CFM), com perda do direito de 
trabalhar na área por conta de infração ética ou profissional.

6 - Políticos que renunciarem ao mandato antes de processos de cassação ficam inelegíveis.

7 - Rejeição de contas por irregularidades também serão consideradas ato doloso de improbidade administrativa. Por isso, a candidatura só será permitida se a decisão do Tribunal de Contas for suspensa ou anulada pela Justiça.

8 - Pessoas físicas ou os dirigentes de pessoas jurídicas condenadas na Justiça Eleitoral por doações ilegais também ficam inelegíveis.

9 - Fingir vínculo conjugal ou rompimento para driblar a inelegibilidade de parentes causa inelegibilidade. Antes, já eram proibidas as candidaturas de cônjuges a prefeito, governador e presidente.

10 - O candidato pode pedir efeito suspensivo se tiver uma decisão colegiada da Justiça contra si. Se o recurso for negado, a candidatura será cancelada. Se isso acontecer após as eleições, o diploma será cassado.

Isso esclarece um pouco, não é?

No próximo post vou falar sobre o Sr. Zuqui.

Viva Piúma

domingo, 15 de julho de 2012

Gente vereador NÃO calça ruas nem constrói pontes!!!



Em um discurso, durante um comício, um candidato a vereador declarou:
"Se eu for eleito irei construir a mais bela ponte do mundo em nosso município!"
O povo, gritou entusiasmado, mas alguém no meio da multidão lembrou:
"Não temos rio nessa cidade!"
O candidato, mais do que depressa, completou:
"Vou construir um rio primeiro!"
Essa história é uma piadinha, tudo bem, mas quantas pessoas acreditam nessas promessas?
"Vou votar em fulano, porque ele prometeu que vai calçar minha rua (eu fico torcendo para o infeliz que prometeu isso ser obrigado a colocar os bloquetes com as próprias mãos).

E nosso povo continua a fazer as escolhas erradas pelos motivos errado. Triste, para não dizer deprimente.

Muito bem, vcs podem imprimir isso e distribuir pela cidade? divulgar o máximo possível? Gritar em praça pública?

São funções de um vereador:

  • Discutir questões locais;
  • Fiscalizar o Poder Executivo (posso repetir isso? FISCALIZAR o Poder Executivo) ou seja fiscalizar a Prefeitura, o prefeito, o vice prefeito, secretários e todos os funcionários por eles contratados. Com relação à administração e gastos do orçamento;
  • Trabalhar em função da melhoria na qualidade de vida (da população, não deles mesmos!);
  • Elaborar Leis;
  • Receber o povo, atender reivindicações;
  • Desempenhar a função de mediador entre os habitantes e o prefeito (e não entre o prefeito e o Ministério Público);
  • Elaborar a Lei Orgânica co Município (Isso, para qum não sabe, é uma espécie de constituição municipal com um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população) 
Vcs estão rindo? Acham que eu estou gostando de dizer algo tão óbvio? Pois acreditem, tem muito candidato a vereador que não sabe disso!

Vamos lá, já vi muito vereador virar as costas para o povo, para a Lei, para a honestidade, apoiando e votando a favor de prefeito.

Gente... Candidatos a vereador... Vc não devem nada a prefeito nenhum! Seu candidato a prefeito não vai votar em vc, NÓS vamos!

É o nosso voto que vai colocar vcs na Câmara como NOSSOs representantes!

Puxa, será que não dá para entender isso? Vcs são representantes do povo e alooooooooo, NÓS somos o povo!

Então, candidatos, leiam e releiam a lista acima e sigam o exemplo citado abaixo: 

"Que esta Nação, com a graça de Deus, renasça na liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra."

Faço minhas as palavras de Abraham Lincoln, pq acho que são válidas até hoje, acrescentaria apenas "renasça na liberdade, honestidade e transparência".

Me atrevo a desafiar os candidatos a vereador a nos mostrar que realmente sabem o que significa "ser um representante do povo".

Boa semana para todos vocês e continuem mandando informações, denúncias e tudo mais que puderem.

Viva Piúma!



Fernanda Taylor e o PT

Monte Aghá
É Iriri, eu sei, mas para mim a vista mais bonita da Praia da Areia Preta é o Monte Aghá. rsrsrs


Como eu já disse antes, eu sou piumense, de verdade.


Mas, sinceramente, não sei quase nada sobre esta Sra. como pessoa.


Como política já li alguns artigos sobre processo de corrupção, falcatruas e etc, mas como pessoa... Sei que ela é loira (como a do Sr.Samuel, rsrsrsrsrs). 


Desconfio de loiras poderosas, menos da Xuxa e da Gisele Bundchen.


Sei também que é PT agora, era do DEM não era?


Também que ela está acompanhada por Jadilson Marvila, o político mais charmoso de Piúma, se o filho do Valtinho não se candidatou. rsrsrsrs


Na verdade ele é meio velho pro meu gosto, mas ninguém pode negar que é um charme.


E por falar em candidatos a vice, aguardem que iremos falar deles também! 


Enfim, Sra. Fernanda Taylor... O que ela quer de nós? O que oferece? 


E por favor não venha com esse papo de que já é hora de uma mulher ser prefeita de Piúma, essa não cola pq não é motivo suficiente para eu votar em ninguém.


Mulheres podem ser muito mais corruptas, cruéis e traiçoeiras que os homens... Tudo o que elas fazem é muito mais bem feito, principalmente as maldades. rsrsrsrsrs


Ela espera ganhar só com os votos do pessoal do Tamarindo?? Mas será que o pessoal de lá sabe porque ela faz tanta questão de ser prefeita?


E sobre a ação por improbidade?? Ela não foi proibida de se candidatar? Suspensa ou algo assim?? O prazo já acabou? Não consegui achar o documento, mas encontrei a matéria: 


"Quatro vereadores de Piúma, no litoral Sul do Estado, todos da legislatura que terminou em 2008, foram condenados à suspensão dos direitos políticos por três anos e à proibição de contratar com o poder público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, em ação por atos de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
Dos quatro condenados pela juíza Trícia Navarro Xavier Cabral, nos autos do processo 062080016983, três não se reelegeram para o mandato atual: Fernanda Taylor de Souza, Jerry Bourguignon e Ayres Guilherme Rangel. A atual vereadora Zumira Santamarinha, entretanto, foi reeleita e, atualmente, ocupa uma das nove vagas na Câmara Municipal de Piúma.
Fernanda, Jerry, Ayres e Zumira foram acusados pelo MP de terem participado, em 27 de setembro de 2006, da sessão da Câmara Municipal que realizou votação relativa a representação contra eles para apuração de denúncia de crimes e atos de improbidade administrativa, supostamente, praticados pelos quatro."
O link é esse aqui:

Sra. Fernanda que cara de pau! A senhora votou mesmo a seu favor? Na cara dura? rsrsrsrrs
Política às vezes parece uma piada de mau gosto.
E qual era o crime? Eu estou tentando encontrar o processo, alguém tem? Sabe onde posso encontrar? Pode me mandar?
Continuo repetindo: qualquer coisa que vocês querem que se torne pública é só mandar para mim e eu publico. O anonimato está garantido. Palavra de piumense. rsrsrsrs
Então, o que eu sei sobre Fernanda Taylor? Ufa, quase nada, mas me aguardem, vou pesquisar e volto com força total! rsrsrs


Aproveito para convidar os candidatos, todos eles a participarem, se explicarem ou relatarem fatos que desconheço.


Viva Piúma!!!