quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tópicos importantes da Avaliação dos planos de governo dos candidatos a prefeito do município de Piúma/ES - Parte 1 - Candidata Fernanda Taylor



Continuando o resumo da avaliação dos Planos de Governo feita pelo Sr. Cristiano Bodart, faço questão de lembrar aos meus leitores que:
·        Meus comentários estão em azul e são pessoais, não tendo nada a ver com o ponto de vista profissional do Sr. Bodart;
·        Eu não sou, nem pretendo me passar por entendida de sociologia ou ciências políticas, sou uma apenas cidadã que se cansou de ficar calada;

Com isso em vista, sinta-se a vontade para rir de minha indignação ou sofrer junto comigo por nosso município tão desprezado pelos políticos.

Então, vamos lá:

FERNANDA TAYLOR

Na proposta da candidata Fernanda Taylor, a elaboração do documento é assim apresentada:

Este trabalho é resultado da participação da nossa população que, através de vários segmentos sociais, se reuniu, discutiu e encaminhou propostas aqui contidas, fruto da vontade de fazer de nossa querida Piúma uma cidade mais acolhedora, inclusiva e de oportunidades, onde a qualidade de vida para todos esteja presente em todos os cantos (TAYLOR, 2012, p. 2). 

Pergunta pertinente do Sr. Bodart:

"Você, eleitor, participou ou soube dessas reuniões populares?"
Aqui deixo um pequeno à parte: Não seria Sr. Bodart, o caso dessas reuniões terem sidas elaboradas com o povo do município de Vitória?
Outra questão:
“Não fica claro é se as supostas sugestões da população foram sugestivas ou deliberativas. Ou seja, se foi só consultivo ou se realmente assumiu a que esta suposta participação social havia definido.”

A verdade é que a analise que o Sr. Bodart faz sobre o Plano de Governo da candidata Fernanda Taylor é mais justa do que a minha, uma vez que se dependesse de mim eu começaria a analisar tudo da perspectiva de uma moradora de Vitória e não de Piúma. (Referência, pois sim!)

O Sr. Bodart ainda avalia:

“Louvo a intenção da candidata em implantar o Orçamento Participativo em Piúma. Quanto à criação do “Painel Cidadão”, a ideia de disponibilizar as contas é louvável, porém “mirabolante” e desnecessária.” (o que talvez fosse válido em uma cidade com uma população com mais de 300 mil habitantes, Sr. Bodart? Como Vitória, por exemplo?).

Ele lembra que a Lei Federal institui essa prestação de contas via internet, o que torna o “Painel Cidadão” desnecessário.

“A ideia de “Prefeitura no Bairro” indica que a referida candidata pouco conhece o Orçamento Participativo, o qual já possui essa prática para torna-lo executável. O uso da expressão “Toda a estrutura político-administrativa” parece ser um exagero desnecessário.”

Minhas desculpas ao Sr. Bodart, sei que ele é um profissional gabaritado no que se refere às Avaliações que tem feito e louvo sua imparcialidade e boa intenção para com o povo de Piúma, mas considero toda a avaliação do Plano de Governo da candidata Fernanda Taylor uma perda de tempo, uma vez que o mesmo, de acordo com o Presidente do PT, é apenas “uma referência” a ser “adaptada” ao município “caso” a candidata vença.
Por causa dessa “explicação”, eu retiraria quaisquer avaliações sobre o Plano de Governo, uma vez que o próprio PT admite que ele não é “oficial”.

Quem quiser ler a avaliação na integra, por favor acessem o link abaixo. 
AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PIÚMA/ES
Pessoalmente, não pretendo perder meu tempo com um Plano de Governo de brincadeira (para enganar trouxa)

Desculpe-me Sr. Bodart, eu não sou profissional, sou apenas uma cidadã, cansada de ser enganada.




Viva? Piúma?